quinta-feira, 16 de junho de 2011

Auto-estima: você tem que ter!

Para ver a galeria completa de fotos, clique Aqui.


















É comum nos dias de hoje, a gente conviver ou conhecer pessoas com baixa auto-estima e a consequência disso é a depressão, a apatia, a falta de alegria, o desânimo. Na corrida diária - as vezes, desenfreada - pela sobrevivência, muitas vezes esquecemos de valorizar as coisas simples.
Qual a última vez que contemplamos o entardecer, com o sol se despedindo por trás das nuvens? Quantas vezes acordamos observamos a beleza do raiar do sol? E quando viajamos, observamos a natureza pela estrada, ou no máximo ouvimos uma música qualquer? A verdade, é que muitos de nós "não temos tempo" para estas coisas simples. Assim como também não "temos tempo" para rezar de forma concentrada no quarto ou mesmo visitar uma Igreja para um momento de oração. No máximo, vamos a Missa ou ao Culto no fim de semana...As vezes, mais como uma obrigação ou até um lazer; do que como forma de comunhão com Deus.
Estamos frequentemente esquecendo que a auto-estima, a valorização da vida, o otimismo, que são fundamentais para uma sobrevivência saudável - eu disse fundamental - só existe, quando temos tempo      para nutrir nossa alma e nossa convivência com Deus.
Nesta semana o tema dos nossos encontros no Projovem de Caicó foi a AUTO-ESTIMA e ontem o Projovem Adolescente de Caicó proporcionou aos adolescentes, uma palestra com Edilson de Jesus, no CAIC, reunindo adolescentes de todos os pólos. Ele tem 28 anos e em 2006 sofreu um grave acidente, recebendo uma forte descarga elétrica, enquanto trabalhava aqui em Caicó. Passou 6 meses no Hospital Walfredo Gurgel em tratamento, fez diversas cirurgias, amputou os dois braços e hoje usa uma sonda; mas sente-se feliz e passa uma mensagem positiva de amor a vida, onde vai.
Edilson trabalha com design, criando logomarcas, usando o computador sem dificuldade; teclando com o dedão dos pés. Ele já ministrou palestra em Mossoró, na Petrobrás, onde falou aos funcionários sobre os riscos de acidentes de trabalho e continua sua missão de transmitir uma lição de auto-estima e otimismo, nas escolas, entidades, empresas e onde é chamado.
De uma forma simples e sobretudo verdadeira, Edilson fala sobre sua vida antes, durante e depois do período do acidente. Ele fala que foi depois do acidente que começou a enxergar a vida de verdade, valorizando cada amanhecer e anoitecer, agradecendo a Deus diariamente pela vida que tem, encontrando a felicidade de uma forma plena; por saber reconhecer alegria de viver nas coisas simples e nas pessoas ao seu redor. Destaca que a fé em Deus e a vontade de viver, sempre falaram mais alto e diz que acredita que foi escolhido por Deus para dar testemunho de fé e levar uma mensagem positiva, de valorização da vida, aos que precisam.

Anna Jailma - Orientadora Social do Projovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário